Quarta-feira, 1 de junho de 2016 às 20:29 em Novidades
Samsung lança na Índia seu primeiro tablet com reconhecimento de íris

A Samsung lançou nesta quarta-feira (25), na Índia, o Galaxy Tab Iris, o primeiro dispositivo móvel de uma grande fabricante com tecnologia de reconhecimento de íris.

Segundo a empresa sul-coreana, o tablet irá servir para aplicações em bancos e serviços eletrônicos do governo, como passaporte, tributação, saúde e educação, prometendo economizar na burocracia com a íris substituindo parte da papelada de documentos.

O principal objetivo é servir de apoio técnico à Uidai, sigla para Autoridade de Autenticação Única da Índia. Esse braço do governo indiano tem como objetivo gerar um número de identificação de 12 dígitos, chamado Aadhaar, para cada cidadão poder usufruir dos benefícios sociais do país. Segundo a "Forbes" da Índia, é o maior projeto de gerenciamento de dados do mundo, pois pretende atingir 1,2 bilhão de indianos --e já teria conseguido mais de 1 bilhão.

Voltando ao Galaxy Tab Iris, suas configurações são modestas, talvez por conta de seu uso aplicado. Ele tem processador de 1,2 GHz quad-core, tela de sete polegadas (não é Full HD), memória interna de 8 GB e câmera traseira de 5 MP. Até o Android é defasado, na versão 5.0.

Já seu scanner de olhos é duplo (lê os dois olhos) e segundo o texto para a imprensa, "prevê uma varredura sem contato (com a tela) e maior segurança".

O aparelho vai custar 13.499 rúbias indianas, o que dá R$ 715.

COMENTÁRIOS